Casas de Madeira Informação Mais Informação . . .

 

 Parques Naturais

   

Clique Página Principal

 

 

Parques Naturais em Portugal

 

"Parque Natural é uma área que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, sendo exemplo de integração harmoniosa da actividade humana e da Natureza e que apresenta amostras de um bioma ou região natural.”

 

Em Portugal existem actualmente treze Parques Naturais: Montesinho, Douro Internacional, Litoral Norte, Alvão, Serra da Estrela, Tejo Internacional, Serras d'Aire e Candeeiros, São Mamede, Sintra-Cascais, Arrábida,  Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana e Ria Formosa. Os Parques Naturais da Serra da Estrela e Arrábida foram criados em 1976 enquanto o do Litoral Norte data de 2005. 

Para mais informação consulte: http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT/Areas+Protegidas/ParquesNaturais?res=1440x900

 

 

 

Parque Natural da Serra da Estrela

 

 

 

 

 

Localizado na Serra da Estrela, o Parque Natural da Serra da Estrela cobre uma parte significativa desta montanha, que é a mais alta de Portugal Continental (1993 metros). Fica no centro interior de Portugal, nos distritos da Guarda e de Castelo Branco. Marcado por maciços rochosos de granito, xisto e xistograuvaquicos e vestígios de antigos glaciares, a elevada altitude e localização do parque natural tornam-no um dos locais do país com maior precipitação.

Para mais informação consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_da_Serra_da_Estrela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

Parque Natural do Vale do Guadiana

  

Foi criado em finais de 1995, abrangendo 69.600 ha, parte no concelho de Serpa e parte no de Mértola. Acompanha o curso do rio entre a queda de água do Pulo do Lobo e a confluência com a ribeira do Vascão (que separa o Alentejo do Algarve). É a mais recente área protegida portuguesa, criada com o objectivo de assegurar a protecção de um património notável, tanto natural, como construído. Abrange a zona ribeirinha do Guadiana, com os seus açudes e moinhos, bem como Mértola, a vila-museu.

Para mais informação consulte: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=355385

    

Parques Naturais na Europa

Um parque nacional é uma área de especial interesse ecológico representativa de uma região e, sendo objeto de proteção, se constitui, em si mesma, numa forma de se conservar esta riqueza natural para as futuras gerações.

Saint Martin Garden          

A responsabilidade da proteção dos parques naturais recai sobre as instituições supranacionais enquanto que a gestão de outros lugares protegidos, conhecidos como parques naturais, parques regionais ou bioesferas recai sobre os Estados ou os Governos locais.

O termo «parques nacionais» nos lembra Yellowstone, o Grand Canyon ou outros parques nacionais famosos dos Estados Unidos. Porém, a Europa goza de uma enorme riqueza de paragens naturais e é igualmente ativa na hora de os proteger: Na Europa há um total de 359 parques nacionais! Todos os anos este número varia porque cada país está habilitado a abrir novos parques nacionais para preservar áreas belas e frágeis.

 

Os parques nacionais da Europa oferecem aos seus visitantes uma enorme variedade de paisagens. Dependendo do país que decida visitar poderá ver a paisagem dos Alpes, relevos cársicos, lagoas, rios, zonas de marés, ilhas, bosques, zonas alagadas, pampas ou estepes. Nestas reservas abundam diferentes espécies de flora e fauna, algumas delas infelizmente em vias de extinção.

Bisãos em floresta, Polónia

A ampla gama de terreno dedicado aos parques torna possível uma oferta igualmente variada de atividades ao ar livre, passear ou fazer caminhadas são as formas mais populares de visitar os parques de uma forma respeitosa com o ambiente. No entanto, alguns parques fornecem bicicletas como formas alternativas de aventura não poluente e em alguns deles inclusive se oferecem passeios a cavalo e viagens de charrete. Nas áreas mais montanhosas pode experimentar a escalada ou se enamorar da água para pescar com mosca, fazer travessias em balsa, praticar canoagem, ou inclusive num barco a vapor como os do rio Elba na Alemanha. Na beira-mar poderá desfrutar de um passeio de barco ou poderá entrar numa pequena embarcação para ir observar os pássaros nas terras banhadas pela maré e nas lagoas. Em alguns casos, os passeios a pé podem durar vários dias e poderá dormir ao ar livre, sob as estrelas.

Para mais informação consulte:

http://www.visiteurope.com/ccm/experience/detail/?nav_cat=134&lang=pt_BR&item_url=/ETC/pan-european/european-national-parks/european-national-parks.pt

 
   

   

 

 

Contactos

 

 

Tlf:        (00351) 271 108 000

 

Tlm:      (00351) 919 577 207

 

E-mail:  torrealta@sapo.pt

 

 

 

 

 

Patrocínios :

 

  www.torrecalida.eu      Mais de 200 modelos à sua escolha    

 www.torrecalida.com   Líder em construções de madeira  

  www.aquasondeos.com Sondeos e Perforaciones 

Links:

  www.opengis.uab.es     Atlas Climático Digital

  www.apambiente.pt     Agência Portuguesa do Ambiente

  www.eco-property.eu     Portugal Eco Property and Eco Solutions

  www.polskacasasdemadeira.com    Polska Mobilhome - casas moveis

 

     

Topo

 

Inicio